quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EJA


Trabalho com Educação de Jovens e Adultos e desde que comecei esse trabalho me sinto angustiada com o que vejo.Os alunos em sua maioria já não freqüentavam uma escola há muito tempo,são trabalhadores,cansados que quase sempre procuram a escola em busca de um certificado que a empresa em que trabalham exige.Mas uma vez lá ,nesse espaço de conhecimento,de descobertas,criam expectativas que nem sempre são correspondidas, as respostas para muitas perguntas muitas vezes não são dadas e aí vem a decepção .Os conteúdos são vazios,os livros didáticos ,desinteressantes,com textos exaustivos,que não prendem sua atenção e que pouca ou nenhuma relação têm com seu interesses,com seu mundo real.
Sempre que termino uma aula me sinto vazia,impotente por saber que tudo o que fiz talvez não tenha nenhuma cerventia para a maioria dos meus alunos.Penso em fazer algo para mudar isto,mas ainda não sei bem o que fazer e como fazer.Tenho alunos com quarenta,sessenta anos de idade que me dizem que não sabem realizar a atividade proposta,e às vezes é uma "simples" leitura seguida de interpretação de texto,coisa que para muitos seria bobagem,mas para eles,é muito difícil,que mexe com sua auto-estima.
São homens e mulheres com larga experiência de mundo,capazes de nos dar aulas sobre a vida quando solicitados a falar,mas que se veem impotentes dianten de uma folha de papel.

Nenhum comentário: